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Quais os cuidados sua empresa deve ter com o funcionário que está em teletrabalho?

Devido a pandemia, várias empresas têm adotado o teletrabalho na tentativa de preservar a saúde dos seus empregados.

Para isso, alguns cuidados devem ser adotados com o intuito de evitar eventuais reclamações trabalhistas.

O sistema de trabalho remoto não é uma modalidade nova, mas apenas uma forma de exercício que ficou mais evidente diante do grave problema sanitário que vivemos.

Importante ficar atento à transição do trabalho presencial para o trabalho remoto, pois algumas regras devem ser seguidas.

A transição é determinada pelo acordo mútuo entre as partes. Faz-se necessário o registro no aditivo ao contrato de trabalho, que incluirá também as atividades desenvolvidas pelos funcionários.

No caso de retomada das atividades presenciais, novas modificações serão necessárias, inclusive para garantir que os funcionários tenham um período de transição de 15 dias.

Outro ponto a ser observado é a infraestrutura necessária para o trabalho remoto.

Além de reembolsar quaisquer despesas incorridas pelos funcionários, as disposições relativas à compra, manutenção ou fornecimento de equipamentos e infraestrutura necessários e apropriados devem ser negociadas por ambas as partes e incluídas no anexo do contrato.

Então fique atento e procure sempre a assessoria de um profissional especialista.

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