Blog

Locador pode fazer reajuste do aluguel de forma retroativa?

Imagine que você mora em uma casa alugada e passados 05 anos, o dono do imóvel resolve cobrar o reajuste de forma retroativa. Será que isso é possível? 🤔

A inércia do locador em exigir o reajuste dos aluguéis por longo período de tempo suprime o direito à cobrança de valores pretéritos, mas não impede a atualização dos aluguéis a partir da notificação extrajudicial encaminhada ao locatário.

Este é o entendimento da 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça – STJ.

O ministro Ricardo Villas Bôas Cueva, em seu julgamento, ensina que a conduta omissiva da locadora, que durante cinco anos de relação jurídica com a ré nunca exigiu o REAJUSTE ANUAL dos valores locatícios, enseja na aplicação do instituto da supressio.

O ministro também entendeu que “destoa da realidade supor que o locatário tivesse criado a expectativa de que o locador não fosse mais reclamar o aumento dos aluguéis e, por esse motivo, o decurso do tempo não foi capaz de gerar a confiança de que o direito não seria mais exercitado em momento algum do contrato de locação”.

Dessa forma, o locador que deixou de efetuar o reajuste do aluguel não poderá cobrar esse tempo de forma retroativa, porém não perde o direito de reajustar posteriormente no tempo previsto em contrato, devendo contar o reajuste da data da notificação extrajudicial encaminhada ao locatário.

CONTE COM A BSJ ADVOCACIA 🤝

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

© 2022 BSJ Advocacia - Todos os Direitos Reservados.